Dr. Alfredo Lucas Neto - Excelência em Odontologia Excelência em Odontologia

  • (83) 3321.3018

Mídia /Depois do Trauma

Depois do Trauma

A odontologia desempenha papel fundamental na reparação de danos causados na face em acidentes de trânsito. Os motociclistas são as maiores vítimas.

Acidentes de trânsito crescem no país de forma alarmante. Só na Paraíba, o crescimento de mortes no trânsito foi superior a 10%, segundo dados do Mapa da Violência 2014. Os dígitos também acenderam em relação à quantidade de carros e motos nas ruas, fator considerado de risco para elevação de acidentes. Em 2013, o aumento da frota de carros correspondeu a 175%, em relação a 1998, e a de motos avançou surpreendentes 644%.

Entre pedestres, motoristas e motociclistas, o maior número de vítimas corresponde aos que guiam motos, pois além do risco de morte, esses condutores estão mais vulneráveis a sequelas no corpo da face.Os traumas da face agridem,  com maior incidência, a região da mandíbula e os dentes, provocando deformações estéticas, alterações funcionais e, ao mesmo tempo, chega a afetar a vida social e psicológica do acidentado.

Em circunstâncias como esta, a lesão deve ser avaliada por um cirurgião bucomaxilofacial e tratada por um cirurgião-dentista, que determinará quais procedimentos serão necessários para cuidar do problema. Entre os traumas dentais causados por fortes impactos, são muito comuns fraturas dos dentes, mobilidade ou deslocamento, avulsão (quando o dente é arrancado) e fraturas ósseas.

Conforme modalidade do dano, é possível determinar o tratamento exato para cada caso . Conheça as alternativas:

IMPLANTE E REIMPLANTE

Nos casos de avulsão, o dente pode ser reposicionado no lugar. O intervalo de tempo  entre o acidente e o reimplante é considerado um fatores cruciais para o sucesso do procedimento. Quando não for viável, deve-se considerar o implante dentário como variedade de tratamento. Uma estrutura de titânio é implantada no osso, portanto para receber a prótese.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

A cirurgia ortognática é um processo resolutivo que procura readmitir a posição da mandíbula ou maxila, através da intervenção direta na base óssea. Com a operação, o encaixe da mordida é recuperado e o paciente readquire qualidade de vida.

RECONSTRUÇÃO ÓSSEA

Para áreas que perderam volume devido a acidentes, é possível promover a reabilitação da região com enxertos ósseos. Eles funcionam como uma espécie de etapa anterior ao implante dentário, permitindo que a área, antes deformada, possa receber a inserção de um novo dente. Geralmente, é usado material ósseo do próprio paciente.

APARELHO ORTODÔNTICO

Com a função primordial de alinhas os dentes, os aparelhos dentários são recursos simples para desenvolver o equilíbrio do sorriso, agindo em casos das mais diversas complexidades.

(Revista LIS, Março 2015)



Publicado em 08 de Abril de 2015