Dr. Alfredo Lucas Neto - Excelência em Odontologia Excelência em Odontologia

  • (83) 3321.3018

Mídia /Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

Satisfação estética associada a uma melhor funcionalidade bucal

A Cirurgia Ortognática trata-se de uma intervenção cirúrgica, destinada à correção das distorções nos maxilares (superiores ou inferiores), visando restabelecer o equilíbrio anatômico do paciente e proporcionando uma melhora considerável na sua estética facial. Esse tipo de procedimento está voltado, principalmente, para questões  funcionais: quando o indivíduo sente dores, não consegue morder direito os alimentos ou respira pela boca. Entretanto, além dos problemas já mencionados, alguns tem amigos... É nesse ponto que entrar a “satisfação estética”  adquirida a partir do tratamento.

Quando não é possível resolver o caso somente com o método ortodôntico, uma vez que o problema está em um estágio avançado (Prognatismo – mandíbula grande ou Retrognatismo – mandíbula pequena), se faz necessária uma Cirurgia Ortognática.

O tratamento é quase uma reconstrução da face. O paciente precisa aprender a entender o novo rosto e, muitas vezes, ate reaprender a respirar ou mastigar. Trata-se de um processo contínuo, que não se resume apenas ao ato cirúrgico e sim a um trabalho em conjunto entre o cirurgião, o ortodontista e outros profissionais da área de saúde. Alguns cirurgiões dentistas fazem uma simulação do resultado final no computador, para o paciente ir se acostumando com a mudança.

Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento dos ossos da face, que são fixados com placas e parafusos de titânio e em algumas horas feita a correção dos problemas existentes. A intervenção cirúrgica é totalmente realizada por dentro da boca, sem o risco de cicatrizes na pele. Este não é um procedimento que causa dores no pós-operatório e inchaço facial é o seu maior desconforto. O paciente deve ficar em repouso  e ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos nos primeiros 20 dias. Só voltando a mastigar normalmente depois de, aproximadamente, 50 dias.

Doutor Alfredo Lucas explica que a correção das deformidades faciais, através da Cirurgia Ortognática, traz grandes benefícios aos pacientes operados, com uma perceptível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporomandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social.

Ela fez, ela indica:A cirurgia trouxe inúmeros benefícios para minha vida, antes eu tinha dificuldade na mastigação e digestão de alimentos, tinha dores de cabeça frequentes, dificuldades na fala e respiração, além da aparência física que me fazia ser uma pessoa retraída. O tratamento minucioso, feito pela equipe do Doutor Alfredo Lucas, faz com que este procedimento tenha um enorme sucesso, como foi no meu caso, graças a Deus. Hoje, eu me sinto super realizada e recomendo, pois, é uma mudança na vida de qualquer pessoa. 

Tatiana - Paciente

Publicado em 02 de Dezembro de 2014